prevnext

Videntes? (Medjugorje)

Se queres transmitir uma mensagem de paz ao mundo… não parece sensato escolher como mensageiros seis crianças de uma aldeia da Bósnia e Herzegovina, em pleno regime comunista, num país de maioria muçulmana, em tempo de guerra. Não é um bom plano. Contudo… contra todos os prognósticos… parece que está a funcionar.

Desde 1981, mais de trinta milhões de pessoas de diversas partes do mundo têm ido a esse povo perdido no mapa, Medjugorje. Outros muitos conhecem a aldeia através da Internet, de livros, rádio, TV… e o mais surpreendente é o número incalculável de simples curiosos que visitam o povo… e regressam como crentes: com a fé que tinham perdido ou que nunca tiveram. Que encontram ali?

Nas suas investigações sobre a verdade de Deus e sobre essa mulher que muitos asseguram ser a sua Mãe… o Advogado do Diabo chega a Medjugorje. Muita gente está interessada em descobrir a veracidade das aparições da Virgem a estas seis pessoas. Mas, não é essa a grande questão do Advogado do Diabo. A sua investigação é de assuntos internos: e se for possível que qualquer pessoa possa falar com a Virgem Maria, incluindo ele? E se fosse verdade que Cristo perdoa realmente os pecados? Que deveríamos fazer se alguém nos oferecesse uma receita eficaz para perder os medos e recuperar a paz? Pôr à prova a sua eficácia ou ignorar?